Aprenda a vencer seus medos
- Instituto Frankin DH-N
- 1 de ago de 2021
- 5 min de leitura
Você deixa de viver por medo? Não estou me referindo a qualquer medo, como: ser assaltado, de um cachorro bravo, de dirigir a 180 km/h em uma estrada estreita. Estou-me referindo ao medo projetado pela nossa mente, o medo ilusório que impede de falar em público, expressar e manter uma opinião, dizer não, medo de dar aquele passo empreendedor que vai mudar sua vida, etc. Esse é seu caso? Você se sente estrangulado pelo medo do que vão pensar ou falar a seu respeito? Pelo medo de ser insuficiente no desenvolvimento de uma tarefa? Ou pelas consequências que a sua ação pode ter? Se sua resposta é sim, em algumas destas perguntas, continue lendo este post, ela vai te ajudar! Primeiro, eu quero que você entenda que sentir medo é normal! Ser uma pessoa corajosa, valente, não é sinônimo de ser uma pessoa que não sente medo; e sim alguém que sabe identificar e analisar suas vulnerabilidades e as situações que enfrenta, para então tomar uma ação. Se você não tivesse medo, dirigiria seu carro em alta velocidade em uma estrada estreita e com muitas curvas, pularia de um prédio de 10 andares e até entraria na jaula de um leão quando estiver num zoológico. O medo não é mais que um componente do complexo de proteção e conservação da vida, o qual não é patrimônio exclusivo dos seres humanos. O medo é uma sensação de alerta para nos proteger e garantir a nossa sobrevivência. Por outro lado, o medo ilusório nada mais é do que uma possibilidade negativa, às vezes até irracional em que a nossa mente se fixa, muitas vezes ligadas a crenças, que espertos em saúde mental identificam como crenças limitantes, um exemplo simples é, medo paralisante de falar em público, porque acreditamos que não somos suficientemente fluentes em nossas expressões linguísticas e vamos fazer ridículo, “pagar mico” popularmente falando. Esse medo é ilusório porque pior que pode acontecerem uma apresentação para muitas pessoas é ela ser ruim, mas você não corre risco de vida apenas falando para um grupo de pessoas. Agora que você sabe a diferença entre medo como mecanismo de defesa e o medo ilusório que te impede de viver seu maior potencial, vou te mostrar como aprendera lidar melhor com seu medo, para que consiga atingir suas metas sem esse sofrimento paralisante que ele provoca! São quatro passos simples, acredite você consegue! Siga o passo a passo e tome as rédeas da sua vida.
Primeiro passo: IDENTIFIQUE E SE APROXIMEDO SEU MEDO A nossa primeira reação quando sentimos medo é fugir dele, certo? E até que é uma reação normal. Porém quando fazemos isso, por causado medo ilusório, algo que é do tamanho de uma formiga, vira um monstro enorme. Ele começa a nos dominar e tomar proporções absurdas na nossa mente e no nosso sistema de crenças. Por isso, que é importante entender e se aproximar desse medo, trazer ele para o racional. Escreva qual é esse medo, sendo bem detalhista de onde você estaria, qual sensação ele provocaria, se está acompanhado de formas, sons, cores... E leia várias vezes até ter consciência dele. Durante a leitura perceba se a situação que gera o medo é realmente perigosa ou uma projeção da sua mente onde o objeto do medo verdadeiramente é “inofensivo”.
Segundo passo: LISTE O QUE DE PIOR PODE ACONTECER OBJETIVAMENTE. Isso mesmo, depois de identificar esse medo, escreva a pior situação que pode acontecer. Então se no seu caso for falar em público, por exemplo: - Vou gaguejar e falar tudo errado. - Dará-me branco eu esquecerei minha mensagem. - Vão rir de mim e me achar incapaz. - Ninguém vai aparecer. Terceiro passo: COLOQUE TODO SEU FOCO NO QUE ESTÁ NO SEU CONTROLE Depois de definir as situações descritas no segundo passo, analise quais você pode controlar parcial ou completamente, e o que deve fazer para ter o controle. Vamos continuar com o exemplo do medo de falar em público, faça o exercício comigo! · Vou gaguejar e falar tudo errado (DEPENDE DE MIM, então o que devo fazer? Poderia assistir vídeos e aprender técnicas de respiração para falar pausadamente, e treinar várias vezes em frente ao espelho ou com ajuda de um amigo até ter confiança). · Esquecerei minha mensagem, vai me dar um branco (DEPENDE DE MIM – meu conselho, não deixe tudo a sua memória, faça anotações simples ou uma apresentação para se guiar e se lembrar dos tópicos, não menos importante, não use palavras rebuscadas, faça usos da sua linguagem habitual). · Vou pagar o maio mico da vida, irão rir de mim e me achar um fracasso (NÃO DEPENDE DE MIM – sempre tenha presente que nem todo mundo gosta de todo mundo. Oque os outros pensam é problema deles e não seu, então esteja preparado emocionalmente para qualquer reação, nunca crie expectativas de que vai agradar ao auditório todo). · Ninguém vai aparecer (DEPENDE PARCIALMENTE - Faça sua parte em divulgar e confirmar a presença das pessoas relembre-as um dia antes e solicite presença de pessoas que você pode contar, igual no tópico anterior não crie expectativas demasiada elevadas). Quarto passo: SE PREPARE E VÁ PARA AÇÃO Quando você compreenda que aliviar o seu medo depende em grande parte de você, você tem que se preparar para enfrentá-lo, para encará-lo como o domador encara a fera, você deve procurar ferramentas, métodos e para isso precisa estudar sobre superá-lo, e ai que vai precisar ir para a AÇÃO! Muitas das situações geradoras de medo acontecem porque não temos conhecimento e experiência sobre aquele assunto, e é natural ter receio do desconhecido. Se prepare, mas não se prenda na ilusão da procrastinação de que ainda não está pronto para se comportar como um titã enfrentando seu rival, o medo, de que precisa estudar mais, conhecê-lo mais...Só vencemos nossos medos quando entramos em ação contra eles! Pense na sua primeira viagem longa como motorista após ter aprendido a dirigir, assustador, não é mesmo, você tinha "medo" da estrada, dos caminhões, de podar outros carros, enfim de tudo o que estava por vir, depois se tornou um hábito e você nem ligou mais, agora quantas vezes por mês ou por ano você encara a estrada como uma aventura prazerosa, hoje você dirige de maneira automática.
Nossos medos só são superados depois de encarados. E diferente do que muitos pensam, o medo é uma ótima ferramenta de desenvolvimento pessoal. Não existe medo grande ou pequeno, simplesmente existem medos, uns protetores racionais e outros ilusórios na maioria das vezes irracionais. Se você tem medo de insetos e isso é significante para você ninguém pode dizer o contrário, mas entenda que seus medos ilusórios nada mais são do que uma bússola indicando onde você precisa ir para evoluir, para escalar a montanha da sua evolução! Sentir frio na barriga é sinal de que estamos saindo da zona de conforto e isso é maravilhoso quando transformado em euforia e determinação!
Se você tentou e não conseguiu, e seus medos se alastram criando o caos na sua vida, então está na hora de procurar um profissional. A hipnose é uma ferramenta muito eficiente no tratamento do medo e das fobias, mas em outra postagem abordaremos esse tema, o qual desde a minha perspectiva é fascinante!
Comentários